Curso "CW ON THE AIR", patrocinado pela ARLA, NRA, REP e ARVM

Carlos Mourato - CT4RK leva a cabo o curso "CW ON THE AIR". Este curso, com o objectivo de "incentivar os amadores de rĂ¡dio, interessados por este modo de transmissĂ£o, a desenvolverem as suas aptidões na recepĂ§Ă£o de sinais radiotelegrĂ¡ficos",consiste na "emissĂ£o de 9 mĂ³dulos de 6 dias cada, correspondendo a um total de 54 emissões, e a um perĂ­odo de tempo de cerca 81 horas de emissĂ£o".
As emissões decorrerĂ£o, a partir de 3 de Junho, Ă s terças, quartas e quintas-feiras nos 3,743MHz (± 10 kHz) cerca das 21:26 de Portugal continental (20:26 UTC).

DivulgaĂ§Ă£o:
Curso "CW ON THE AIR", patricionado pela ARLA, NRA, REP e ARVM

O curso "CW ON THE AIR", Ă© idealizado e levado a cabo pelo colega Carlos Mourato, CT4RK, sendo patricionado a nĂ­vel logistico e de divulgaĂ§Ă£o, pela AssociaĂ§Ă£o de Radioamadores do Litoral Alentejano, pelo NĂºcleo de Radioamadores da Armada, pela Rede dos Emissores Portugueses e pela AssociaĂ§Ă£o de Radioamadores da Vila de Moscavide.

Este evento consiste na emissĂ£o de 9 mĂ³dulos de 6 dias cada, correspondendo a um total de 54 emissões, e a um perĂ­odo de tempo de cerca 81 horas de emissĂ£o. Estas transmissões serĂ£o da responsabilidade do colega Carlos Mourato, que as farĂ¡ a partir da sua estaĂ§Ă£o em Sines.

Numa fase inicial, esta iniciativa procura incentivar os amadores de rĂ¡dio, interessados por este modo de transmissĂ£o, a desenvolverem as suas aptidões na recepĂ§Ă£o de sinais radiotelegrĂ¡ficos.

ApĂ³s adquirirem esta aptidĂ£o e quando jĂ¡ estiverem minimamente aptos a receber todos os caracteres essenciais que compõem o cĂ³digo de Morse, devem aperfeiçoar a respectiva aprendizagem por outra via, (incluindo os QSO's em telegrafia), a fim de complementarem a aprendizagem nas tĂ©cnicas radiotelegrĂ¡ficas.

Estas sessões de treino nĂ£o sĂ£o para habilitar os operadores a operarem em telegrafia de alta velocidade, mas sim para facultarem aos aprendizes as bases necessĂ¡rias ao desenvolvimento da operaĂ§Ă£o nesta modalidade de radiocomunicações.

As transmissões serĂ£o efectuadas trĂªs vezes por semana, ocorrendo as mesmas Ă s terças, quartas e quintas-feiras. O começo do curso encontra-se agendado para a prĂ³xima Terça-feira, dia 3 de Junho de 2014 , Ă s 21:26 locais (20:26 UTC), salvo motivo imprevisto.

As transmissões serĂ£o constituidas por 9 mĂ³dulos.Cada mĂ³dulo serĂ¡ composto por 5 caracteres começando pelo mĂ³dulo 1 com as letras A, B, C, D, E. Aos mĂ³dulos seguintes serĂ£o acrescentados mais 5 caracteres. Os mĂ³dulos 7 e 8 serĂ£o constituido apenas por nĂºmeros. Sendo o mĂ³dulo 9 constituido por nĂºmeros e letras.

As primeiras 3 emissões de cada mĂ³dulo, todas iguais entre si, terĂ£o como diferença das seguintes o facto do intervalo entre caracteres ser maior. Nas Ăºltimas 3 emissões de cada mĂ³dulo a emissĂ£o Ă© feita com separaĂ§Ă£o normal.

Fica por conta do participante a aprendizagem bĂ¡sica do grafismo dos caracteres.

A transmissĂ£o normal efectua-se Ă  velocidade de 10 wpm (cerca de 50 letras por minuto). A duraĂ§Ă£o de cada transmissĂ£o serĂ¡ de cerca de 90 minutos

No final, os mĂ³dulos serĂ£o compostos por todos os caracteres do alfabeto, incluindo sinais de pontuaĂ§Ă£o. NĂ£o serĂ£o incluĂ­das acentuações nem sĂ­mbolos especiais.

As emissões serĂ£o efectuadas em 80 m na frequĂªncia de 3 743 kHz ± 10 kHz (no segmento de faixa destinada a "todos os modos de emissĂ£o com largura de banda mĂ¡xima de 2,7 kHz", onde naturalmente se inclui a telegrafia no modo A1A).

Dependendo do facto da QRG estar ocupada ou nĂ£o, o inĂ­cio efectivo das lições estĂ¡ previsto para ter lugar Ă s 21:26 horas (20:26 UTC), no entanto, por motivos de ordem pessoal, pode o começo da transmissĂ£o sofrer atrasos nalguns dias em particular.

No inicio da transmissĂ£o de cada mĂ³dulo serĂ¡ transmitida a seguinte mensagem:
VVV VVV VVV DE CT4RK CT4RK CT4RK TRANSMISSAO DE TREINO
RADIOTELEGRAFICO COM O APOIO DA ARLA / NRA / REP / ARVM
LICAO (numero da liĂ§Ă£o) EEEEEEEEEEEEEEEEEEEE ESTA TRANSMISSĂƒO É FEITA
A VELOCIDADE DE 10 WPM. CARACTERES A B C D E....

Sempre que tiverem lugar alterações previstas aos horĂ¡rios das transmissões, serĂ¡ colocado um aviso em todos os meios que forem usados para divulgar esta iniciativa.

Nas paginas web da cada uma das associações apoiantes deste evento, vai encontrar-se para download, todos os mĂ³dulos do curso CW ON AIR, que seguem tambĂ©m em anexo a esta mensagem. Em alternativa podem ser pedidos ao colega Carlos Mourato, pelo e-mail radiofarol@gmail.com

Cumprimentos: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

CW versĂ£o final.rar
---

recebido directamente via ARLA

Enviar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios