ARLA - Workshop sobre orientação de leitura de cartas topográficas

A Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano promove, no próximo dia 27 de maio - sábado, em Coina / Barreiro  um workshop sobre orientação de leitura de cartas topográficas.

Divulgação:
ARLA promove Workshop sobre orientação de leitura de cartas topográficas.

Introdução

Os radioamadores - e não só - são confrontados com atividades (SOTA, IOTA, etc) onde as noções de navegação, de topografia, da cartografia e da leitura de fotografias aéreas, entre outras, são de primordial relevo para a preparação e condução das atividades "outdoor", em segurança.

Assim, a formação incidirá sobre os objetivos definidos, tendo em vista a autonomização dos formandos no tocante à navegação em segurança, nas atividades de "outdoor".


Objectivos

a. Aquisição de conhecimentos de leitura de cartas e fotografias aéreas;

b. Utilização de ferramentas de representação do terreno (SIG, GE, GM, etc);

c. Aquisição de conhecimento sobre o funcionamento dos sistemas de posicionamento global;

c. Navegação utilizando cartas topográficas e/ou fotografias aéreas, recorrendo à bússola e, eventualmente, ao GPS (práticas).


Os formandos devem :

- Ser portadores de papel, lápis, caneta(s) de álcool, régua graduada em cm e mm;

- Levar calçado e roupa adequados a actividades de exterior (caminhada leve), tendo em atenção as condições meteorológicas (prática);

- Rádio portátil de VHF;

- 1 batata grande e um canivete;

- Se possível, ser portadores de um GPS portátil e de um PC portátil (laptop) com ligação à Internet (Wi-Fi).


Os formandos são responsáveis pela sua condição física, bem como por quaisquer acidentes de que possam resultar prejuízos para terceiros ou para si mesmos, incluindo danos físicos, temporários ou permanentes.

O custo do workshop é de 12,5 euros por formando, se este quiser ficar dono de uma magnifica e decente bússola. Se não quiserem, o custo é de só 10 Euros. Será fornecido a cada formando uma bússola (caso queira), várias cartas topográficas e as fotografias aéreas necessárias à actividade.

O valor pago é na sua totalidade para custear o material necessário ao workshop, a formação é totalmente gratuita, revertendo todo o material utilizado para o formando. Esta acção é limitada a só 20 formandos.

Local: Instalações da Fertagus do Parque de Material de Coina / Barreiro (Coordenadas GPS: 38.594087, -9.065699 ou 38° 35' 38,7" N / 09° 03' 56,5" W ).

Formulário de inscrição, já disponível, em: https://goo.gl/forms/Hu41OI62jOrEf9k92

Formador: Pedro Carvalho (CT1DBS/CU3HF).

Data: Dia 27 de Maio de 2017 (Sábado), das 09:00 às 18:00 horas locais. Com pausas para "coffee break" nas instalações da Fertagus e almoço fora das instalações, inteiramente a cargo do formando.

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: Até 25 de Maio de 2017 (Quinta-feira) às 13:00 de Portugal continental.

Posteriormente o inscrito será contactado por e-mail. A inscrição só estará validada após receção do comprovativo de transferência bancária para o e-mail - cs5arla@gmail.com - e posterior confirmação da organização ao inscrito.

A boa disposição é essencial ao longo de toda a atividade! :)

Com os nossos mais cordiais e amistosos cumprimentos.

Pela Direcção da Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano,

João Costa (CT1FBF)
Vogal da Direcção da ARLA
---

recebido directamente via ARLA

Enviar um comentário

0 Comentários